Final de Europa League em Lyon : uma panela pronta para explodir

Posted on Mai 9, 2018

14 anos que o Olympique de Marseille aguardava uma final de Copa Europeia. A última foi a Copa UEFA 2004 com um time que contava com o Drogba mas que perdeu 2 a 0 contra o Valencia de Cañizares.

A nova chance esta chegando, dia 16 maio, e por coincidência será na França, em Lyon.
O Marseille vai jogar em casa portanto ? Não é bem assim. Pelo contrário, a presença do Marseille no novíssimo Groupama Stadium tem gerado um clima de guerra sem precedentes entre os dois clubes.

Tudo começou com provocações da torcida marselhesa no tom e nas palavras de “vamos invadir e quebrar o estádio do Jean-Michel Aulas (Presidente do Lyon)”. Uma forma de zoar o rival que caiu nas 1/8 da Europa League contra o CSKA Moscou e disse adeus ao sonho de jogar a final em casa. O Presidente Aulas respondeu, e aí começou uma troca de farpas envolvendo diretorias e se estendendo para técnicos, jogadores, torcedores…enfim, passou dos limites.

O problema é que dois fatores agravantes vem aquecer o fogo dessa rivalidade :
1-as confusões no fim do jogo de Ligue 1 Marseille x Lyon, e 2- a luta acirrada pelo pódio valendo acesso direto na próxima Champions.

Na rodada 30 da Ligue 1, Marseille (3°) recebeu o Lyon (4°) com uma bela vantagem de 5 pontos e a possibilidade, em caso de vitoria, de tirar definitivamente o rival da luta pelo pódio. Mas foi o Lyon que venceu esse jogaço por 3 a 2 com gol de Depay no 90′. E o final do jogo rendeu uma confusão gigante na saída de campo, iniciada por um desentendimento entre Rami e Marcelo (zagueiro brasileiro do Lyon).

Os dois clubes se encontraram em 2 sessões muito tensas no STJD francês.
No fim das contas, o Rami levou 3 jogos de suspensão, o Marcelo 1, o goleiro do Lyon Anthony Lopes 5 (por ter dado um tapa num membro da CT do Marseille).
Essas decisões tem um peso enorme na luta final pelo pódio. A 2 rodadas do fim, o Lyon tem 75 pts, Monaco 74 e Marseille 73.
Quem fica em 4° acabará sem Champions League, um prejuízo enorme.Résultats de recherche d'images pour « photo aulas eyraud »

Misturando esses ingredientes apimentados numa panela já bem picante, da pra imaginar que ela esta prestes a explodir nesse 16 maio em Lyon. Já tem torcidas organizadas marcando encontros para brigas nas redes sociais. As diretorias entenderam que tudo isso foi longe demais e começam a apelar a paz, mas é tarde…

A festa poderia se tornar um drama antes, durante e depois do jogo. Vale lembrar que se o Atlético Madrid ganhar, o 3° colocado da Ligue 1 terá acesso direto a Champions (sem passar pelos play-off). Imagine o Lyon se aproveitando disso, a zoação mudaria de lado e o Marseille derrotado, poderia estar fora da Champions (caso terminar 4° na Ligue 1).